Ameno: A música que virou meme

O grupo musical Era lançou a música "Ameno" em 1996. Quase 20 anos depois, a música voltou a tornar-se viral e foi um sucesso na Internet.


Estávamos no ano de 1996 quando o grupo musical Era - criado por Eric Lévi - lançou a música “Ameno”. Foi um sucesso na altura e chegou mesmo a estar no Top 10 das músicas mais ouvidas na França, Bélgica e Suécia. “Ameno” foi escrita em latim macarrónico, com o objetivo de produzir um efeito cómico ao utilizar palavras alheias ao latim e que não cumpriam as regras do idioma, assim como outras músicas do projeto Era, que muitas vezes não tinham nenhum significado em específico. As músicas eram uma mistura de ópera, canto gregoriano e música clássica e ainda, para além do latim, eram cantadas em grego e chegaram a ser, também, em árabe.



No que diz respeito à música ”Ameno'', ainda hoje não se sabe ao certo o significado da letra. Há quem diga que não significa absolutamente nada, outros dizem que é um pedido de ajuda.


Letra e tradução:


Dori me (Minha dor)

Interimo adapare (Renova-me)

Dori me (Minha dor)

Ameno ameno (Ameniza, ameniza)

Latire latiremo (Liberta, liberta-me)

Dori me (Minha dor)


Depois do sucesso que “Ameno” teve, todos pensavam que a música ia ficar morta e enterrada nos anos 90. Não estavam era à espera que ressuscitasse em 2014. Tudo começou com o gamer americano Hearthstone Noxious, que colocava “Ameno” como música de fundo nas suas transmissões em direto enquanto jogava Heartshtone. Numa de brincadeira, o público de Noxious começou a comentar “Ameno” durante toda a transmissão. Esta brincadeira espalhou-se pelas redes sociais e começaram a surgir fotos editadas com as palavras “ameno” e “dori me”, como podemos ver nas fotos abaixo:





E se estão com curiosidade em saber se o grupo musical Era achou piada a estes memes, a resposta é: sim. Tanto gostaram que até partilharam o famoso vídeo do rato no instagram.


Mas ainda não acabou aqui. Depois dos memes, “Ameno” inspirou dois brasileiros a criarem um jogo. O jogo chama-se “Tales of Dorime: Ameno’s Rescue” e o objetivo é salvar o irmão Ameno ao som da música.


Uma música que virou meme e um meme que virou um jogo. O que virá depois?

68 visualizações

© 2023 by Train of Thoughts. Proudly created with Wix.com