O Emplastro: aquele que está sempre no sítio certo à hora certa

Todos o conhecem, mas ninguém sabe bem quem é. Está em todo o lado e ao mesmo tempo não está em lado nenhum. Chama-se Fernando Santos mas não é o treinador da seleção. Não é ator, mas está sempre a aparecer na televisão. É o sócio número 47560 do Futebol Clube do Porto e o 19443 do Boavista. Ele é o emplastro.




O emplastro é presença assídua dos diretos de jogos de futebol. Costuma colocar-se atrás dos repórteres ou dos entrevistados sempre que há um grande jogo ou outros eventos importantes. Já o fez tantas vezes que não há nenhum adepto do futebol português que não saiba quem ele é. E é graças a essa fama que ele consegue um meio de subsistência, uma vez que pede dinheiro aos (muitos) adeptos que querem tirar uma fotografia com ele. Afinal, quem é que não quer tirar uma fotografia com o tão famoso emplastro? A popularidade de Fernando Santos já lhe garantiu, várias vezes, muitas entradas em estádios. Já foi convidado para programas de televisão e até chegou a aparecer no programa Ridiculousness, da MTV, em que apareceu este momento (minuto 2:30) entre o emplastro e o repórter da SIC:


Fernando Santos tem 49 anos e nasceu em Vila Nova de Gaia. Perdeu o pai bem cedo e era a mãe quem fazia de tudo para sustentar os quatro filhos. O emplastro era ajudante numa empresa de máquinas de padaria, mas saiu de lá quando a mãe lhe conseguiu arranjar uma pensão de invalidez. Começou a pedir dinheiro na cidade onde nasceu, até aparecer em direto na televisão e se tornar uma fenómeno nacional. Apesar de ter uma casa na Madalena, em Vila Nova de Gaia, há anos que dorme no aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, e já é como se fosse da casa. Todos os funcionários o conhecem e ele, provavelmente, também os conhece a todos. Não causa problemas nenhuns e, sempre que precisa, as pessoas fazem de tudo para o ajudar. Durante a noite é lá que está e durante o dia é sempre uma incógnita. A verdade é que aparece sempre atrás das câmaras quando há algum evento importante. Para além dos estádios de futebol, já apareceu em manifestações, em igrejas, tribunais e discotecas.


Está sempre no lugar certo, na hora certa. E é impossível não dar pela presença do grande emplastro. Mas atenção, se o virem nos estádios de futebol ou no aeroporto Francisco Sá Carneiro e quiserem tirar uma selfie, não se esqueçam que custa 1 euro. Se for um vídeo, a despesa é maior. Esperto é ele.


44 visualizações

© 2023 by Train of Thoughts. Proudly created with Wix.com